Atendimento
(51) 9815-05470

Você sabe usar a sua Inteligência Emocional?

Você é inteligente emocionalmente? Como podemos avaliar se você e as pessoas à nossa volta possuem um bom nível de inteligência emocional? Acredito que você já deva ter ouvido falar muito nesse assunto.

Você sabia que comprovadamente nenhum ser humano consegue ter controle sobre as suas emoções? É porque nenhuma emoção é possível de ser controlada. O que podemos ter controle é sobre nossos comportamentos, e mesmo assim, já é uma tarefa árdua.

Você sabe o que é uma emoção? São as reações que ocorrem de uma forma rápida diante daquilo que percebemos através dos nossos sentidos.
Por exemplo, se você está caminhando à noite em uma rua escura e você percebe alguém se aproximando de você, imediatamente acontece um conjunto de reações bioquímicas no seu corpo, como aumento da pressão sanguínea, dilatação das pupilas, entre outros fatores, para que seu corpo prepare-se para apenas duas reações: luta ou fuga.
Nada disso que citei na última frase está sob seu controle. São reações que nosso cérebro comanda para garantir nossa sobrevivência. Assim ocorre em muitas situações do nosso dia a dia. Não temos controle a respeito de como o mundo vai agir conosco.

 

É nesse ponto que entra o autoconhecimento. Se não temos controle a respeito do que as pessoas irão dizer em uma determinada reunião, por exemplo, ou em um trabalho em equipe, quando eu me conheço, sei dos pontos em que tenho facilidade ou dificuldade em lidar. Assim, passamos a ter o controle das nossas reações sobre o que está acontecendo ali.
Por exemplo, você se conhecendo e sabendo que tem pouca paciência em relação a um determinado tipo de assunto, se seus colegas estiverem abordando esse tema, você pode desenvolver mais escolhas como levantar e buscar um café para respirar fundo e reagir de uma forma totalmente diferente. Isso é ser emocionalmente inteligente.

Pare de desejar um mundo perfeito ou pessoas perfeitas para encaixarem-se no seu mundo. Quando mudamos as nossas percepções e buscamos mais escolhas para sermos mais flexíveis diante do que ocorre nas nossas vidas, estamos evoluindo e desenvolvendo nossa inteligência emocional.

Para isso, é necessário buscarmos o conhecimento que falta. A PNL (Programação Neurolinguística) é uma ciência que tem o princípio de estudar como processamos e entendemos o mundo e desenvolvermos novas e melhores escolhas de estados emocionais para atingirmos os resultados que desejamos em qualquer área das nossas vidas. Assim, você usará toda a sua inteligência a seu favor!